Cozinha Digital – Artigo Comunicon 2014

Food games

Acesse aqui: http://www.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/gts/gt_seis/GT06_MAURO_BERIMBAU.pdf.

Neste texto, apresentamos a gastronomia como um objeto de consumo simbólico, simulado através de jogos digitais. Esses símbolos se apresentam dentro da cultura contemporânea, onde a mídia povoa o repertório do sujeito contemporâneo e lhe dá as referências de ser. Os jogos digitais conseguem, enquanto mídias com uma estrutura discursiva particular, promover experiências que os jogadores gostariam de ter, ou até quem gostariam de ser, pois há também um importante movimento de identificação do jogador com o mundo lúdico/ ideológico e de expressão de sua identidade. Os jogos transmitem ideologias através de componentes-chave das regras e de sua estética, dando a sensação de liberdade ao jogador, simulando experiências que viabilizam o consumo simbólico.
Palavras-chave: Comunicação e consumo; identidade; mídia; simulação; jogos digitais

Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho COMUNICAÇÃO, CONSUMO E SUBJETIVIDADE., do 4º Encontro de GTs – Comunicon, realizado nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2014.

Em Co-autoria com Paula Su – formada designer na Universidade Mackenzie e pós graduada no SENAC em “Gastronomia: História e Cultura”. Atualmente atua profissionalmente em consultoria para o setor de food-service. Paula.su@yahoo.com.br

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